- Duarte_Capone
- Sexo :
Idade : 26
Data de nascimento : 11/11/1997
Data de inscrição : 06/04/2020
Mensagens : 20
Constituição do New Orleans RPG [Regras]
Seg 06 Abr 2020, 14:55
|_______________________________________________ Principais regras do servidor _______________________________________________|
|_______________________________________________ Regras em localidades _______________________________________________|
|_______________________________________________ Regras das Organizações _______________________________________________|
|_______________________________________________ Regras e conceito de Character Kill _______________________________________________|
- Regras em geral:
IN CHARACTER (IC): Conteúdo relacionado à interpretação, sobre o personagem
OUT OF CHARACTER (OOC): Conteúdo não relacionado à interpretação, fora do personagem
Utilizar informações OOC em situações IC (metagaming) não é permitido.
O que é abuso de bug, resumidamente é Abuso da física do SA-MP.
Abuso de bug tem punição entre 3h a 5h e dependendo pode levar até ao ban e perda de bens.
Alguns dos abusos de bug:
- Bunnyhopping - pular repetidamente para se mover mais rápido;
- Natação olímpica - nada continuamente sem interpretar que você está cansado;
- Bugar bicicletas/motocicletas - empinar continuamente ou bugar a seta pra frente para ir mais rápido;
- Ninja-jacking - puxando jogadores para fora de seus veículos sem roleplay;
- Surfar em veículos - ficar no topo de um veículo sem ocupar um assento. Isto inclui situações de roleplay que alguém está no porta-malas. Se você quiser fazer isso, o jogador deve ocupar um assento do veículo corretamente. Você não pode interpretar que o veículo possui mais assentos do que o permitido pela física do jogo com jogadores no teto;
- Drive-by sem motorista - atirar como passageiro do veículo sem ter um motorista dentro do seu carro;
Nota* Caso tenha sido morto e você não sabe por que, você pode perguntar ao seu assassino sobre os motivos, de maneira calma e educada por PM. Se você for o assassino e alguém perguntar sobre o motivo de ter sido morto, você é obrigado a fornecer respostas para a vítima.
Nota* Nos chats In Character (IC) não se deve usar linguagem de internet e abreviações em geral (lol, noob, aff, vc, pq, qdo, etc).
1. Drive-By (DB)
Punição: 30min na Prisão ADX Florence.
1.1. Car Parking (Deixar o veículo em cima do jogador)
Punição: 1h na Prisão ADX Florence.
2. Death-Match (DM)
2.1 DM é atacar alguém sem mais nem menos, atacar por atacar, matar sem motivo.
2.1.1 Exemplos de motivos para matar: Agressões, roubos de carros, brigas e etc.
2.2. Chingamentos comuns não são motivos para matar, caso se o chingamento for pesado como chingar a mãe, o motivo é plausivel.
2.3. O player que matou a outra pessoa, deve antes de matar tirar Screen Shot (Print) do motivo, caso o player relate que foi DM e o acusado não tem provas do motivo do assassinato, o mesmo será punido.
2.3.1 Exceção de tiroteio.
2.3.2 Sniper sempre terá de tirar SS.
Punição: 2h na Prisão ADX Florence.
3. Anti RP
3.1. Anti RP são atos que são impossíveis na realidade.
Punição: 4h na Prisão ADX Florence.
4. Bunny Hope (BH)
4.1. Bunny Hope é pular repetidamente para se mover mais rápido em tempos muito curtos. (menor que 5 segundos).
4.2. Não se caracteriza Bunny Hope caso o mesmo pule, aguarde um tempo e pule novamente.
Punição: 1h na Prisão ADX Florence.
5. Relogar ou ficar de ESC para não ser preso, assaltado, executado ou sequestrado
5.2. Não será punido caso o mesmo se entregue. (Seja Problema de Conexão ou Vontade Própria).
5.3. Caso saia por vontade própria e não retorne será punido.
Punição: 3h na Prisão ADX Florence.
6. Stunt.
Punição: 3h na Prisão ADX Florence.
7. Qualquer tipo de propaganda/divulgação de servidores de SAMP mesmo sendo de DM ou outros tipos
Punição: Ban Permanente.
8. Usar métodos para verificar se há um administrador de TV em você, é considerado abuso de bug.
9. Interagir com o Administrador estando em Modo de ADmin. (Nick Azul).
Punição: 1h na Prisão ADX Florence.
10. Ofensas /b como palavras de baixo calão direcionado ao player
10.1. Dependendo do tipo de ofensa não se caracteriza como xingamento ou ofensa a pessoal,isso será punido dependendo de como o Administrador interpretar se foi ou não uma ofensa.
Punição: 1h na Prisão ADX Florence.
11. Atrapalhar quaisquer tipo de evento administrativos ou do próprio servidor
Punição: 1h na Prisão ADX Florence.
12. Permitido o uso de mascáras
12.1 Em casos de Assaltos, Sequestros, Triads para cumprir contrato ou Policia Civil para investigações.
Punição: 1h na Prisão ADX Florence.
13. Fazer qualquer ação da ORG, sem sua skin;
13.1. Em caso de bug da skin(aparece pra voce e pra outros não), não há punição mas você é cancelado do ato da org.
13.1.2. Poderá ser solicitado provas.
13.2. Exceção dos triads ou policia civil dependendo da ação que estejam envolvidos.
Punição: 1h na Prisão ADX Florence.
14. Spawn Kill
14.1. Será penalizado pela quantidade de vezes que matou tal pessoa em seu spawn.
14.1.1. É considerado Spawn kill matar na frente do hospital , a não ser que seja contrato.
Punição: 1h na Prisão ADX Florence por cada Spawn kill.
15. Relogar para não ser executado por quebra de contrato (Não importa se Vontade própria ou Problema de conexão);
15.1. Caso você se entregue sem nenhuma resistência para ser executado, não há punição.
Punição: 3h na Prisão ADX Florence.
16. Revenge Kill (RK)
16. Um exemplo de RK, você entra em coma por alguém e depois de sair do hospital , volte para se vingar.
Punição: 1h na Prisão ADX Florence.
Nota* Seu personagem não pode se lembrar dos fatos relevantes que geraram a situação de morte após ele estar morto.
17.É proibida qualquer interação com um jogador que esteja "de ESC". (Ou seja,com a vida cheia,nome cinza,etc.).
17.1. Exemplo de interações: Dar SU,revistar,retirar armas ou drogas,etc.
Punição: 2h a 5h na Prisão ADX Florence depedendo do tipo de interação.
18. Venda de Contas e Bens no jogo.
18.1 Você não tem permissão para vender/comprar ou anunciar a venda/compra de qualquer dinheiro in-game, veículos, imóveis, pacotes de benefícios ou contas para ganhar dinheiro da vida real.
18.1.1 Você também não está autorizados a vender ou comprar itens da vida real com bens do seu personagem no jogo. Em outras palavras, sem misturar quaisquer bens e serviços IC / OOC. Exemplos:
- Pagar para alguém dinheiro do jogo em troca de um mod de skin.
- Anunciar em sites externos que você está vendendo $ 1000000 dinheiro no New Orleans RPG (NOR) por R$50,00 de dinheiro real.
- Comprar pacotes de benefícios de doação e vendê-los para outros jogadores por dinheiro no jogo.
- Escrever aplicações ou criar contas para os jogadores que estão dispostos a te pagar dinheiro real.
18.2. Está proibido a venda de bens no jogo por dinheiro real, em que a negociação envolva qualquer meio ou canal ligado ao New Orleans RPG, bloqueio por tempo indeterminado nas contas envolvidas, remoção de todos os bens.
18.3. Venda de contas está expressamente proibido, sendo que o servidor é Role Play, e na realidade não se compra vida / pessoas, sujeito a bloqueio por tempo indeterminado nas contas envolvidas.
18.4. As Regras 18.1 e 18.2 não se impõe para o administrador Duarte_Capone, é o único responsável pelas vendas de itens virtuais do New Orleans RPG.
19. Em suspeita de Cheater.
19.1 O Admin pode investigar o PC do suspeito com Team Viewer ou qualquer outro programa.
19.2 Se o suspeito não deixar, o suspeito é banido por cheater.
20. Proibido pular o pedágio com qualquer tipo de veículo, exceto bicicletas.
Punição: 1h na Prisão ADX Florence.
21.1 Abuso de bug.
21.2 Abusar de qualquer bug, seja do SAMP ou do GM.
Punição: 5h na Prisão ADX Florence + 1 aviso na conta.
Dependendo da gravidade do abuso, ban de 3 semanas.
22. Racismo OOC , Discriminação por cor, raça, religião, país, etc, é completamente proibido!
Punição: 8h na Prisão ADX Florence.
22.1. Dependendo da gravidade leva aviso e/ou ban de 1 semana.
Nota* Caso tenha feito algo da alinea 22. atraves dos meios IC sem qualquer meio de roleplay será punido!
23.Quem utilizar meios OOC ((SS, Videos e etc)) para agir IC ((Prender por corrupcao, vinganca e etc)), será punido serveramente.
Ex: Um CK e postado, Lider da PC foi morto pelo SubLider, numa emboscada para que o SubLider assumisse a lideranca, e o cara ve na SS o nome de quem matou e acusa ele de corrupcao. Os meios OOC do servidor ((Forum, TS e etc são utilizados para organizar o servidor, prestar denuncias e esclarecimentos. O que esta ali descrito nãopode ser usado IC a nãoser que seja em modo de apresentação de provas)). No caso do CK, obviamente só e postado para provar a motivação, o RP, e o ato, mas a não ser que a pessoa fotografe, ou um dos membros se entregue, preste depoimentos e etc, nenhuma dessas provas pode ser usada IC.
Caso se comprove que isso ocorreu, o envolvido pegará uma punicao de 4h na Prisão ADX Florence por Ato Anti RP.
24.Roleplays delicados
A menos que uma autorização OOC prévia seja dada pela vítima e pelos participantes, os seguintes roleplays são proibidos no servidor:
- Estupro
- Canibalismo
- Pedofilia
- Necrofilia
- Mutilação
- Qualquer tipo de assédio sexual (incluindo toques corporais inapropriados)
Se a autorização OOC pelos envolvidos for concedida, o roleplay deve ser feito em áreas isoladas, longe de outras pessoas que podem se sentir incomodadas ao se deparar com a situação e sempre guarde provas da autorização.
25. Metagaming
25.1 Utilizar informações OOC em situações IC (metagaming) não é permitido.
25.2 Incitar alguém a praticar metagaming também é contra as regras, isto inclui utilizar informações que outras pessoas não tem nenhuma razão para conhecer atualmente, ou seja, que não foram descobertas por meios IC.
25.3 Os comandos /me e /do não devem ser usado para expressar o que outros personagens não podem ver, ouvir, tocar.
Exemplo:
º Duarte_Capone lê o nome em cima da cabeça de Nando_Capone de forma OOC e interpreta que já o conhece
º Duarte_Capone envia uma PM OOC para Nando_Capone dizendo que está sendo assaltado. Nando_Capone então muda seu rumo e faz planos IC para ajudar Duarte_Capone .
º [me]Duarte_Capone memoriza o rosto de Nando_Capone e pensa em vingança.[/me]
25.4 O comando /do deve ser usado para descrever uma cena ou informar aos outros personagens próximos sobre alguma coisa que não pode ser vista pelo script. Você é obrigado a descrever a cena ou alguma coisa relacionada à seu personagem, utilizando /do, caso um outro personagem busque por essas informações através do /me. Perguntas sobre cenas ou situações usando o comando /do devem ser evitadas!
25.5 Usar programas de VoIP como Teamspeak, Skype, Ventrillo para se comunicar de forma IC no jogo é estritamente proibido. Também é proibido usar personagens alternativos para se comunicar com seu personagem principal, fornecendo ou recebendo informações, etc. Personagens alternativos devem ser interpretados de forma independente do personagem principal.
Punição: 3h na Prisão ADX Florence.
26. Powergaming
26.1 Powergaming pode ser definido como atos que não são possíveis de serem realizados por seres humanos, forçar um roleplay sobre os outros sem dar-lhes uma oportunidade de defesa, inventar coisas que não aconteceram de modo que você possa se beneficiar ou prejudicar alguém interpretando coisas que não seriam possíveis em circunstâncias normais.
26.2 Todo ato que visa o benefício próprio ou a terceiros sem levar em consideração o cenário de realismo que se é exigido pelo servidor, também pode ser caracterizado como PowerGaming.
26.3. Ex: Matar um cara armado ate os dentes com um taco, sabendo que isso gera um BUG no GTA que nao permite a pessoa se levantar se voce continua batendo.
26.4. Proibido cometer atos que seriam impossiveis na vida real, como Stunts, Atirar num carro para respawnar, Pular de um local alto com um veiculo sabendo que nada acontecera e etc.
Punição: 4h na Prisão ADX Florence
Nota* Por mais que o conceito "Ato Anti RP" seja frequentemente associado à PowerGaming, ele pode ser interpretado como um agravante de outras regras.
27. Modificações/Mods
27.1 Modificações que lhe dão uma vantagem injusta sobre outros jogadores não são permitidas.
27.2 Pense antes de instalar programas ou mods, porque se descobrirmos que você está usando algo que não devia, você será banido dependendo até pode ser banido permanente.
27.3 Se você conhece alguém que usa esse tipo de modificação é sua obrigação denunciá-lo.
27.4 Keybinds são permitidos, mas não devem ser usados de uma maneira abusiva.
27.5 As modificações que alteram a forma (altura, largura, etc) de skins, carros e objetos do GTA são proibidos.
Punição: Banimento da conta e perda dos bens.
Nota* Se pensa que tem algum mod que de forma alguma não dê vantagem ou superioridade sobre os outros players, poste em nosso fórum na secção, "Requerimentos > Mods".
28. Só pode pedir respawn em caso de bug ou queda do server (Não há respawn se só você cair por Problema de Conexão);
28.1. Primeira vez ganha um não.
28.2. Com insistência punição: 1h na Prisão ADX Florence.
29. Em caso de sequestro e retirarem seu rádio/cel com o /eu você não poderá falar no rádio/TS.
29.1. 3 horas de Punição.
30. Double Faction
30.1 Apenas um de seus personagens pode ser convidado para uma facção oficial, a menos que tenha sido concedida a permissão Double Faction, por um administrador.
30.1.1 Guarde sempre provas de o administrador que lhe concedeu a permissão pois se outro administrador pedir e você não tiver, será punido.
Punições: Expulsão de ambas as facções relacionadas ao double-faction + 1 aviso em ambas as contas.
31. Caso seja banido perde todos os seus bens materiais
31.1. Caso o ban seja um equívoco, não há nenhum tipo de perda.
- Regras sobre comunicação com os Administradores.:
1. Flood no /relatório(mais de 2 menssagens);
Punição: Kick na primeira vez, se após o kick o jogador voltar e repetir 1h na Prisão ADX Florence
2. Desrespeito a Administrador;
Punição: Pode variar entr 2h e 5h na Prisão ADX Florence dependendo do desrespeito poderá levar entre aviso ou ban!
3. Mandar /relatorio com assunto do RP
3.1 Exemplo: /relatorio Mano tem vaga ai?
Punição: Kick.
4. Chingar no /relatorio
4.1 Mesmo se não for uma palavra direcionada para um Administrador será punido.
Punição: Primeira vez, Kick, se continuar poderá variar entre 2h e 5h na Prisão ADX Florence dependendo do desrespeito poderá levar entre aviso ou ban!
5. Não usar Caps Lock no /relatorio
Punição: Kick.
6. Intenso Flood no /relatorio
Punição: Prisão ADX Florence por quantidade de mensagens, caso continue ban de 1 semana.
7. Não pedir dinheiro ou qualquer outros béns para administradores
Punição: Kick , se persistir 1h Prisão ADX Florence.
8. Pedir favores, ou assuntos não relacionados com ajuda.
8.1 Temos vários tipos de assuntos que não poderão ser falados através do /relatorio.
8.1.1 Exemplo:
- /relatorio mano entra ai no canal 7 do irc.
- /relatorio cara ainda tem o veiculo para vender?
- /relatorio voce nao entende nada do que ta fazendo, para de ajudar esse cara e vem ca.
Punição: 1h Prisão ADX Florence
- Regras de anuncios:
REGRAS DO /AN(UNCIO)
1. Não floodar no anuncio(enviar mais de 3 seguidos);
Punição: 2h na Prisão ADX Florence.
2. Não usar o /an de forma indevida;
Punição: 1h na Prisão ADX Florence por cada anúncio.
Se caracteriza /an indevido: Anúncios contendo chingamentos, palavras abusivas
moralmente avisos, notícias e /an pedindo para alguem ligar o telefone, ou entrar em IRC.
Exemplos de /anuncio indevidos:
/an C> Arroz
/an P> **PALAVRA PROIBIDA** para dar para 4 e gostoso
/an Duarte_Capone entrar no irc 1
/an Duarte ligar o telefone
/an [Aviso] skin da Org bugada
/an [Aviso] Acidente na avenida
/an V> Dorgas
/an sequestramos e matamos por aluguel
/an V> armas ilegais
/an V>Colete
/an V>Vendo brinquedos que matam
Exemplo de um bom anuncio:
/an Compro carro
/an Vendo moedas preciosas. [Neste caso estamos a falar do cash]
/an Sou bom trabalhador estou procurando emprego. [Neste caso estamos falando de organizações]
Usar /an para venda de drogas e armas ilegais, e qualquer outra tipo de serviço
e produtos ilegal, é /an indevido.
/anúncio
deve apenas conter, venda, troca e compra, de produtos e serviços, e para aviso
de empresas sem produtos.
Se você ficar em dúvida de ser um /an indevido, pergunte por /relatorio, se é realmente indevido,
caso seja , mas o admin diga que não, quem será punido é o administrador.
REGRAS DO /ang (Aplicadas aos: Triads e Al Qaeda)
1. É estritamente proíbido anuncios indevidos;
Exemplos:
/ang Compramos bucet*s por 10k rsrsr
/ang Ninguém pode com noizzzz
/ang Vendemos cocaina (ou qualquer outro tipo de droga).
/ang Vende se armas, colete, tudo que quiserem.
Punição: 1h na Prisão ADX Florence , caso tenha algum chingamento 3 horas.
2.2. Os anuncios do tipo: “Sua mãe não te deixou jogar ? /contrato nela.” Serão considerados indevidos(por serem OOC) ,
porém “Ele te assaltou? /contrato id preço” não serão considerados indevidos.
3. Ataques KAMIKAZE, podem ser feitos pela Al Qaeda, apenas 2 vezes por PD, em qualquer local, menos: Prefeitura, Hospital e áreas azuis (menos local de pesca).
É obrigatório mandar um/ang , deve apenas conter o nome da cidade onde vai ser feito o ataque Kamikaze e colocar o horário exato de inicio e termino.
Deve dar 5 min para começar o ataque e durar apenas 5 min.
Por exemplo: (agora são 19:00, /ang Ataque kamikase em LS, inicio 19:05 termino 19:10).
Não pode voltar no combate (morrer pegar outro avião e bater denovo).
Poderão ser usado qualquer tipo de aeronave. DB em kamikase é prisão normal.
3.1. Caso o tempo tenha sido posto errado , o autor tem o tempo de 1 minuto para corrigir.
Punição: Caso não seja corrigido 1h na Prisão ADX Florence e cancelamento da ação.
REGRAS DO /ang (Aplicadas aos: Gangs)
1. Mandar /ang dizendo que dominou tal lugar , após o dominio;
Punição: 30min na Prisão ADX Florence.
2. É estritamente proíbido anuncios indevidos;
Exemplos de anuncios indevidos:
/ang Vendemos droga na HQ , podem vir buscar!
/ang Vende se material comparecer a DP de LS.
/ang Temos armas de ultima geração!
/ang Boca cheia de droga , na promoção! Compareça!
2.1. Vocês tem de procurar seus clientes explorando e oferecendo seus produtos, não usando anuncio , na vida real não existe anuncios de gangues.
2.2. 1 Hora de carandiru por /anorg, caso tenha algum chingamento pesado , 3 horas.
3. Não é necessario Enviar /anorg para atacar a DP.
3.1. É obrigatorio ter no mínimo 3 membros para atacar .
Punição: 1h na Prisão ADX Florence , caso tenha algum chingamento 3 horas.
Regras do /ang para todos
1. É estritamente proíbido /ang indevidos;
Exemplos de /angindevidos:
/ang Matar gangs sem dó nem piedade!
/ang Tamo ai de nave filhao, peita!
/ang Sou corrupto vendo armas , me procure!
Punição: 1h na Prisão ADX Florence , caso tenha algum chingamento 3 horas.
A regra do flood nos anúncio vale para todos também para todos os tipos de anuncios.
- Regras de combate:
1. Uso de glitchs
Punição: 3h na Prisão ADX Florence.
2. Montar arma, recarregar vida ou colete em combate.
2.1. /dar arma não é considerado equipar em combate.
Punição: 2h na Prisão ADX Florence.
3. Dar ESC em combate;
Punição: 1h na Prisão ADX Florence.
4. Proibido atirar em pedestres estando de G (Carona) em um veiculo em Gang Zone.
4.1. Caso seja fora de GZ, só é permitido se o veiculo estiver em movimento ou em perseguições a outros veiculos.
4.2. Não é permitido entrar em um veiculo estacionado para atirar pela janela.
4.3. Caso o motorista do veiculo desca ou pare o carro, quem esta atirando deve cessar imediatamente.
Punição: 2h na Prisão ADX Florence.
- Regras de assalto e roubos:
1. Para realizar um assalto devem estar dois assaltantes ou mais para cada vitima.
Punição: 1h na Prisão ADX Florence.
2. É proibido utilizar o sistema de anúncios (/an ou /ang) ou ligações de serviços (mecânicos, taxis, etc) para atrair vítimas para um roubo.
Punição: 2h na Prisão ADX Florence.
3. Todos os personagens envolvidos em Roubos e Golpes devem possuir Level 3 ou mais.
Punição: 2h na Prisão ADX Florence para os envolvidos.
4. Caso você tenha um motivo para matar um jogador, é permitido roubá-lo durante a execução.
4.1 A motivação da morte ser o roubo é proibido, mas se a morte tiver outra motivação, não há quebra de regra.
Punição: 2h na Prisão ADX Florence para os envolvidos.
5. Roubo de veículos militares (Incluindo SAMU);
5.1. É estritamente proíbido roubar um veiculo militar com autoridades próximas, ou dentro do veículo.
Punição: 2h na Prisão ADX Florence.
- Regras sobre sequestro:
1. Obrigatório ter no mínimo 3 membros para sequestrar;
2. Obrigatório ter cativeiro;
Punição: 30min na Prisão ADX Florence.
3. Proibido sequestrar: Level 1-2 e Médicos (SAMU);
Punição: 2h na Prisão ADX Florence.
4. Proibido estrupar a vítima;
Punição: 5h na Prisão ADX Florence.
5. Sequestrar apenas uma vez por PD;
Punição: 1h na Prisão ADX Florence para os membros que sequestraram.
6. Proibido sequestrar a mesma vítima duas vezes no mesmo dia (Caso a mesma org sequestre).
Punição: 2h na Prisão ADX Florence.
7. Proibido usar /ang para anunciar que tal pessoa foi sequestrada;
Punição: 2h na Prisão ADX Florence.
7.1. Caso a vitima seja executada por nenhum pagamento , é liberado anunciar que ela foi no /ang.
8. Proibido usar transferência bancária para pagar o resgate
Punição: 1h na Prisão ADX Florence.
9. Valor máximo para ser pedido como resgate, leia a lista abaixo:
Civil: R$5000
Membro de qualquer org: R$15000
Militar: R$20000
Líder: R$20000
Líder Militar: R$25000
Deputado: R$30000
Ministro: R$50000
OBS: Esses preços valem para sequestro individual, no caso de sequestro em grupo esses preços caem pela metade
10. Proibido exceder o preço;
Punição: 1h na Prisão ADX Florence.
11. É obrigatório usar /sequestrar, tendo já o preço estipulado.
11.1. Cancelamento do sequestro por algum admin e punição de 30 minutos de
na Prisão ADX Florence para cada membro.
12. Não usar nem oferecer nenhum tipo de /serviço para sequestrar;
Punição: 1h na Prisão ADX Florence.
13. Só pode sequestrar o prefeito 1 vez por semana.
Punição: 1h na Prisão ADX Florence para os sequestradores.
Nota* O prazo a se pagar o preço do prefeito é de 5 dias.
14. Sequestro relampago.
14.1. Caso a pessoa sequestrada nao possua ninguem para pagar seu sequestro, ela mesma pode pagar para preservar a vida.
14.2. E obrigatorio que os sequestradores tentem receber de outra pessoa antes. Caso contrario, 3h na Prisão ADX Florence.
14.3. Se a vitima, mesmo apos pagar, for executada, 3h na Prisão ADX Florence para quem matou, + devolucao da grana.
14.4. O valor cobrado e de no maximo metade do sequestro normal.
Civil: R$2.500
Membro de qualquer org: R$7.500
Militar: R$10.000
Líder: R$10.000
Líder Militar: R$12.500
Deputado: R$15.000
Ministro: R$25.000
14.5. Caso o valor seja excedido, punicao como a regra 10.
14.6. Caso a vitima nao possua a grana toda, ou nenhuma, cabe ao sequestrador decidir a vida dela.
14.7. Lembrando que em determinadas situacoes, o sequestro vale CK, entao se a vitima morreu por nao pagar, so nao levara CK se provar que nao possuia grana.
14.8. Proibido sequestrar, pegar a grana e matar a vitima. Principalmente se for CK. 3h na Prisão ADX Florence.
|_______________________________________________ Regras em localidades _______________________________________________|
- Regras em areas azuis:
Você está proibido de cometer crimes em áreas densamente povoadas ou áreas que são vigiadas pelas forças de segurança. As áreas concernentes a essa regra são:
- Prefeitura e Hospitais (ativos).
- Base do Los Santos Police Department.
- Base da Policia Civil.
- Base do Exército
- Prisão ADX Florence;
- Spawn Civil;
Exemplo de excessional da regra:
Você mandou um /g Parado, coloca as mãos no alto isto é um assalto! [Fora das áreas mencionadas acima] e o player foge
para dentro de uma dessas áreas poderá concluir a ação. (Poderá ser necessário provas em caso de denúncia).
Outro exemplo é o grito de sequestro.
- Regras em favelas:
Entendendo a importância da favela: Na favela há tráfico de drogas e armamentos, com a proteção mútua os criminosos podem guardar suas drogas e materiais em casa e isso faz com que, Operações Policiais sejam pessimas para a continuidade dos negócios, já que eles vão prender os traficantes e podem ter Mandato de Busca e Apreensão, limpando as casas. Ao mesmo tempo trabalhadores honestos moral nela, porque, o custo de vida é melhor.
1. Proibido DM lá dentro.
2. Militares que entrarem não podem atirar sem motivo mas podem ser alvejados pelos criminosos/moradores. O Motivo para atirar será: Tentativa de assassinato (atirou nos militares), estar portando armamento ilegal (apenas armas ilegais), avistar um suspeito (/procurados).
3. Suspeito dentro da favela pode ser abatido pelos militares sem AVISO PRÉVIO, porque, ao entrar na Favela os militares podem ser alvejados como foi dito acima, então eles não arriscar tentar abordar o suspeito.
4. Ladrões de carros podem roubar veículos mas devem tomar cuidado com a gangue dominante, já que ela vai proteger os moradores e o seu território.
5. Se uma gangue rival entrar na Favela, a gangue dominante pode atirar.
6. Moradores/Crimonosos podem atirar nos Militares e matar sem ser DM mas por causa disso podem ser alvejados pelos militares.
7. PMLS é proibida de invadir sem motivo.
8. Exército só podem ajudar com Autorização do Ministro por /D. [Guarde as provas podem ser necessárias]
9. 1 Operação por PayDay.
10. PMLS e PC podem fazer operação em conjunto sem autorização do Ministro.
11. Al Qaeda está proibidoa de lançar qualquer ataque sobre a Favela.
Punição: 2h na Prisão ADX Florence para cada membro envolvido.
12. Proibido Policia colocar Br em qualquer local da Favela
12.1 Exceto se estiver haver uma Blitz autorizada pelo governo e o exército esteja incorporado.
Punição: 2h na Prisão ADX Florence para cada membro envolvido.
13. Orgs militares nao podem fazer operação na Favela se estiver tendo disputa de Gz
13.1. Para saber se esta tendo disputa, olhe no mapa, se estiver piscando é porque tem disputa
Punição: 1h na Prisão ADX Florence para todos militares que interferirem.
|_______________________________________________ Regras das Organizações _______________________________________________|
- Regras PMLS/PC:
1. Operações e Blitz podem ser feitas pelos grupos especiais, assim como qualquer ação que exija armamento pesado ou táticas, como sequestros, invasões, ataques, ou roubo a caixas.
1.1 Caso não estejam em nenhum dos casos acima citados todos os membros envolvidos serão punidos.
Punição: 30min na Prisão ADX Florence.
2. Interromper Gang Zones
2.1. Pode se"interromper" as Gang Zones se estiverem em uma perseguição e o fugitivo adentrar nelas.
2.2 Pode se"interromper" as Gang Zones se alguém estiver a fazer um roubo ao caixa eletrónico, roubo a alguma loja ou a roubar alguma casa.
2.3 Caso não interrompem sem ser por os assuntos acima citados todos os membros envolvidos serão punidos.
Punição: 1h na Prisão ADX Florence + 1 aviso na organização.
3. Proibido o uso indevido do /d
3.1 O rádio (/d) não pode ser usado como comunicação OOC. (Ficará a critério do administrador para ver se foi ou não /d indevido)
3.2 É proibido qualquer tipo de abreviações.
Exemplo de '/d' indevido:
/d Vai TMNC mano tomamos a gz!
/d Quase morri rsrsrs
/d O administrador tá falando que não posso fazer isso.
Punição: 1h na Prisão ADX Florence.
3.3 Flood de chingamentos no /d (Mais de 3 vezes seguidas)
Punição: 3h na Prisão ADX Florence.
4. Proibido o uso indevido do /refm
4.1 Proibido utilizar o /refm para béns da organização ou próprios (Inclusive localização).
Punição: 1h na Prisão ADX Florence.
7. Matar suspeito em /handsup ou algemado
7.1. Caso haja um tiroteio e o suspeito pare a rendição começando a fugir não há punição para o assassino.
7.1. Se matar o suspeito sem motivo algum de aparente de uma fuga o assassino será punido.
Punição: 1 hora na Prisão ADX Florence. DM.
8. Redução de pena
8.1. A pena deverá sempre ter diminuição de 5 minutos, caso o suspeito se entregue, não importa o crime.
8.2. Caso ninguém reduzir a pena e o suspeito apresentar provas seja no fórum ou para um administrador através do ts3 haverá punição.
Punição: Se o player que não reduziu a pena for lider, 2h na Prisão ADX Florence + 1 aviso na organização, se for apenas membro 1h na Prisão ADX Florence.
10. Abusar da autoridade;
10.1. 2 horas de carandiru.
10.2. É considerado abuso de autoridade caso a pessoa de um su de nivel
superior ao que está na Tabela Internacional(Fim do tópico),a pessoa tem
10 minutos para reajustar o meliante , caso contrario – 10.1.
12. Não ter a lista de membros no TS num prazo de 3 dias ;
12.1. Perca do lider , punição de horas em carandiru de acordo com os dias
faltando de contrato.
14. Tiro só em caso de reação;
14.1. Quando a polícia abordar um suspeito, muitas vezes ele corre a pé.
Nestes casos NÃO pode atirar, para isso que serve o comando /imo. Se o suspeito
foge de carro, pode atirar nos pneus ou na lataria, mas nunca para matar.
14.2. Caso o suspeito fuja pela agua, estará permitido ao Policial atirar para
matar. (devido a regra que diz que é proibido dar /imo na agua)
14.3. Uma vez que o suspeito saia da agua, novamente estará proibido os
disparos para matar e novamente começa a perseguição.
14.4. Caso contrário, 2 horas de carandiru.
15. Matar o suspeito que se recusa a ser preso.
15.1. Caso o suspeito se recuse a entrar na delegacia, SU de DOP para cada ordem, e após o quinto pedido, pode atirar e matar o suspeito.
15.2 Matar o suspeito antes do quinto pedido terá punição de Death Match.
Punição: 1 hora na Prisão ADX Florence. DM.
16. Player em área indevida
16.1 Se o player estiver perto das celas e se recuse a sair, SU de DOP para cada ordem.
16.2 Se o player estiver na garagem da Delegacia ou do Departamento e se recuse a sair, SU de DOP para cada ordem, e após o quinto pedido, pode atirar e matar o suspeito.
17. Atuar como autoridade sozinho
17.1. Poderá fazer ronda sozinho ou até mesmo tentar intervir em ações como assalto, porém sempre deverá conduzir uma ROCAM e quando
estiver com algum suspeito apanhado em flagrante ou que esteja com SU, deverá render o mesmo e pedir apoio através das frequências (/r e/ou /d).
Caso ninguém responda ao seu pedido, nesse caso poderá levar o suspeito em sua ROCAM.
18. É dever da PMLS interferir no roubo à armazem das Gangues;
18.1. O Exercito, PC podem ajudar;
18.2.Caso outras orgs intervenham, os membros dessas serão presos com 1 hora de
carandiru exceto os da PMLS da PC e do Exercito.
19. Proibido a entrada da PM LS em LV e PM LV em LS. Avisem no rádio se o suspeito passar a fronteira.
Caso desobedeça 2 horas de carandiru
20. Em casos de Apaisana;
20.1. É necessario a permissão do Lider para usar apaisana.
20.2. Policia Civil pode dar SU apaisana
20.3. Caso esteja em 2 Policial Civil poderá abordar
20.4. O descumprimento dessas regras resultara em 2 horas no carandiru
21. É proíbido atirar em uma ronda antes de mandar /m;
21.1. Punição por ato ant-rp, 3 horas de carandiru.
22. É permitido atacar a GZ mais que uma vez por PD;
22.1. EX:Os vagos dominaram a pista de Skate , os grooves vão e tentam atacar
no mesmo PayDay a pista de Skate.
22.2. É proíbido uma terceira org invadir algum ataque/defesa de GZ,sendo que
não vai atacar. EX:Vagos estavam em combate com os Ballas,chega os PMLS
, matam todo mundo e vão embora.
22.2.1. 1 hora de carandiru.
22.3. É permitido ir mais de uma gangue(ou PMLS) atacar a GZ se o seu
/conquistar estiver liberado.
23. Em ataques à DP, pode-se pedir ajuda a qualquer organização militar.
23.1. 30 minutos de Carandiru.
24. Invadir HQ sem ROTA/BOPE/GOE.
24.1. HQ
é apenas o interior.
24.2. 1 hora de carandiru.
25. As
armas legais são: 9mm, 9mm silenced, Rifle Country e armas brancas;
25.1.
Armas ilegais são todas as demais que não foram citadas acima.
25.2. Em
caso de armas ilegais deve prender por porte de armas ilegais.
esta proibido retirar a licença de arma por estar portando armas ilegais
26. Somente o BOPE pode atacar e defender as Favelas (GZs).
26.1 1 hora de carandiru.
27. Operação em HQ apenas se houverem procurados na HQ em questão.
27.1. Tirar SS do /Procurados para provar que existem procurados na HQ a ser invadida.
27.2. Se essa regra for descumprida os policiais em questão pegara 3 horas de carandiru
28. Proibido dar SU individual, por exemplo, o suspeito da dois tiros, um no PM X e outro no PM Y, ele deve receber só 1 SU de TH.
28.1. O policial que descumprir essa regra pegara 2 horas de prisão
28. Armazém pode ser roubado por Gangue + Milícia. Por exemplo: Groove + Cripz, Ballas + Felton Boys. As gangues não podem se aliar, apenas com as milícias. Em testes.
29. Proibido dar SU individual, por exemplo, o suspeito da dois tiros, um no PM X e outro no PM Y, ele deve receber só 1 SU de TH.
29. Corrupção - manifesta-se por meio de aceitar suborno, intimidação, extorsão, tráfico, ou abuso de poder.
29.1. Somente nos casos descritos acima pode ser preso por corrupção.
29.2. Ao descumprir a regra é preso por abuso de poder.
29.3. Tempo de corrupção = 5 horas.
29. Proibido dar SU individual, por exemplo, o suspeito da dois tiros, um no PM X e outro no PM Y, ele deve receber só 1 SU de TH.
30. Apenas o porta-malas de um carro de Militar precisa de Mandato para ser revistado.
30.1 O exército não precisa de mandatos sejam para quem for.
34. Invasao de domicilio e arrombamento de portamalas.
34.1. So sera permitida a invasao de casas para averiguacao atraves de mandato judicial, expedido pelo ministro no forum, com antecedencia.
34.2. Portamalas de veiculos nao podem ser arrombados aleatoriamente e a bel prazer. Somente com mandato ou nos casos abaixo.
34.3. 3 horas de Carandiru para o comandante da operacao e para todos os membros que participarem.
34.4. Serao autorizadas invasoes ou arrombamentos no caso de perseguicoes. Caso o suspeito entre em residencia, a policia estara autorizada a arrombar o carro e casa para averiguar a situacao do suspeito.
34.5. Exemplo de Mandato:
Eu Ministro ... autorizo a(s) ....(Orgs).... a formarem uma operacao de busca e apreensao na(s) casa(s) ....(IDs das casas).... e no(s) veiculo(s) ....(Placas dos carros).... que podem estar envolvidos em ....(Crime)...., Baseado nas seguintes provas a mim apresentadas.
34.6. A Org esta autorizada a apreender os itens ilegais encontrados, assim como os veiculos, caso conste que estao envolvidos nos crimes, e apreender os mesmos no patio, postando o resultado das apreensoes no topico do mandato referido.
34.7. Se ficar provado que o proprietario da casa / veiculo e culpado ou indiciado pelos crimes, ele passa a ser procurado pelo governo, somando os valores do /su mais 1h, sendo apreendido.
34.8. Nao e permitido dar o /su antes de apreender o suspeito, a nao ser /su`s decorrentes da fuga, perseguicao e etc. Caso o suspeito seja morto e va para a cadeia, podera ser reajustado pelos crimes que cometeu.
34.9. Caso deem o /su para matar e apreender, quem o fez ira responder por abuso de autoridade, 2 horas de carandiru.
*** Tabela de multas ***
Veiculo estacionado em local indevido - R$500
Farol Desligado após as 19:00 - R$300
Carro em más condições - R$500
Andar sem cinto de segurança - R$200
Dano em patrimonio público - R$300
Dirigir sem habilitação - R$1500
- Regras Gangs:
1. Aliar-se com as demais gangues;
1.1. Líder perderá o cargo;
2 - Ataque a DP.
2.1 - Atacar mais de uma vez por dia.
2.2 - Ter no minímo 4 membros para o ataque.
2.3. Punição: 1 hora preso.
3. Atacar HQ de gangue inimiga mais que uma vez a cada PD;
3.1. 1 hora de carandiru para todos que atacaram.
3.2. Não é necessario mandar /anorg para anunciar o ataque , é opcional.
4. Execução de membros;
4.1. Caso a execução não seja feita em um período de 24 horas, não poderá mais ser feita.
- Regras Triads:
1. Matar uma pessoa que não for a do seu contrato sem motivos, será considerado Death-Match.
Punição: 1 hora na Prisão ADX Florence..
2. Uso de máscara indevido.
2.1 Só poderá fazer uso da máscara quando estiver com um contrato.
2.2 Caso um administrador esteja pensando que você está fazendo uso de máscara indevido poderá pedir lhe provas.
Punição: 1 hora na Prisão ADX Florence.
3. Pedir contrato.
3.1 É proibido pedir a algum jogador pra colocar contrato, seja IN-GAME ou OOC.
Punição: 3 hora na Prisão ADX Florence.
4. Ajuda nos contratos.
4.1 Caso o assassino esteja em apuros poderá pedir ajuda realizando um RP.
4.2 É proibido estar mais que 1 assassino para ajudar a cumprir contrato.
Punição: 2 hora na Prisão ADX Florence para os envolvidos.
4.3 O assassino pode contratar um gangster de forma RP para trazer a sua vítima até ele .
- Regras FARC / Exe - Piratas / Marinha:
egras sobre FARC, Exercito, Marinha e Piratas.
1. Hydra deve ser usado apenas em veículos terrestres, veículos aéreos e
veículos navais;
2. Hunter só pode ser usado contra veículos aéreos,veiculos terrestres e
veículos navais;
3. Tank só pode ser usado contra veículos terrestres, veículos aéreos, veículos
navais;
4. Bazooka deve ser usada apenas contra veículos terrestres, veículos aéreos e
veículos navais;
4.1. Punição de 2 horas de carandiru para quem atirar em pessoas.
5. Jurisdição da Marinha e do Exercito;
5.1. Marinha toda a San Andreas.
5.2. Exercito toda a San Andreas.
6.Marinha tem o dever de proibir o uso da Ammu clandestina, Assalto ao caixa de BS e proteger os mares de SA.
7.Exercito tem o dever de proibir o roubo no Armazém de armas, Angel Pine/LS e as fronteiras entre Lv e Ls;
8. Em caso de homem bomba(FARC);
8.1. A quantia maxima solicitada para sair o local deve ser de 15.000 reais.
8.2. Só pode-se fazer ataques de homem bomba 1 vez por dia.
8.3. É permitido anunciar o ataque de homem bomba com o /anorg, quando ja estiver dentro do local.
9. HUNTER esta liberado para ser utilizado em qualquer Org.
9.1. Se o veiculo estiver no deserto. Fora de nenhuma cidade o Hunter está
liberado para utilizar os Foguetes e a metralhadora no veiculo desde que
dentro das regras de abordagem.
9.2. Em região urbana o Hunter só poderá usar sua metralhadora.
9.3.. Em todos os casos anteriores o hunter só esta liberado para Disparar em aeronaves, carros, motos, barcos.
9.4. Fica ainda proibido utilizar qualquer arma do Hunter em pessoas a pé.
9.5. FARC estará liberada para utiliar o veiculo tambem, sobre as mesmas regras/direitos e circunstancias do Exercito
9.6. Punição de 1 hora de carandiru para quem utilizar os Foguetes do Hunter em meio Urbano
9.7. Punição de 1 hora de carandiru para quem utilizar o Hunter em meio Urbano.
10. Em caso de crime cometido contra Marinha e Exercito, mesmo estando dentro de LV ou LS, eles devem pedir por /d para dar SU (PM/PC) e posteriormente dominar o meliante.
----------------------------------------ATT------------------------------------
9. DM fora das GZs agora é proibido.
9.1. Não é proibido organizar confrontos por SA.
16. Jurisdição da Marinha e do Exercito;
16.1. Marinha SF, BS e todo MAR de SA.
16.2. Exercito, fora e nas fronteiras de LV/LS, Terrestres.
17.Marinha tem o dever de proibir o uso da Ammu clandestina, Assalto ao caixa de BS e proteger os mares de SA.
18.Exercito tem o dever de proibir o roubo no Armazém de armas, Angel Pine/LS e as fronteiras entre Lv e Ls;
- Regras Ministro:
1. A organização do prefeito pode ter no maximo 15 guarda-costas/membros.
2. Os guarda-costas do prefeito não podem aplicar /su em individuos que estão
atirando em outros , que não seja o prefeito. (Ou seja , eles só podem dar su na pessoa caso esta pessoa demonstre ameaça ao prefeito.)
Punição: 1 hora na Prisão ADX Florence.
3. O Ataque a casa branca , só pode ser feito 1 vez por semana,sendo possivel:
3.1. Gangues podem aliar-se com outras para atacar a casa incluindo a Al Qaeda.
3.2. Todas as organizações do governo devem se juntar para proteger a casa.
3.2.1. Porém é proibido uso de veiculos e armamentos pesados(rustler,hunter,rhyno,granada ETC.)
3.3. É proibido o ataque individual, de apenas 1 organização,tem de ter no minimo 2 delas.
3.4. É necessario também, ter no mínimo uma quantidade de 8 Membros.
Punição: 1 hora na Prisão ADX Florence.
4. Não precisa de /ang;
5. Se o crime invadir e permanecer com domínio da CB por 45min, as organizações ganharão R$50.000 reais para dividir.
6. Aplicação de punição militar (/su) podem ser dados normalmente.
|_______________________________________________ Regras e conceito de Character Kill _______________________________________________|
- Character Kill:
Tutorial de como fazer Character Kill -> [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Character Kill também conhecido como CK funcionará da seguinte maneira:
Basicamente, player que morrer em motivos RPs ou através das regras criadas, sofrerá CK.
O que irá implicar o CK ? Perderei tudo ?
Não. Irá perder 1 level e morrerá para a org em que estiver. Ex: Lider perde a lideranca, passando o cargo para o segundo em comando.
Membro perde a vaga na equipe e etc.
Regras
1.0. CK somente em player com no minimo level 5, tanto para levar, como para fazer.
1.1. Player que sofrer um CK normal, só poderia sofrer outro com no minimo 15 dias.
1.2. Perde 1 level por CK.
1.3. Bases minimas para CK. Se você possui level 5, nao perde level.
Se for level 10, 15, 20 e etc, sempre aumentando 5 leveis, essa será sua base minima. Não cairá alem disso.
1.4. CK deve possuir motivacão RP. Mortes comuns como Hitmans, GZs, Atropelamentos, e dentre outras, nao valerão CK.
1.5. Em sequestro valerá CK se for comprovadamente RP. Isso fará com que a
Policia, Ministro, Exercito ou qualquer coisa evite que seu lider morra nas maos dos bandidos.
1.6. Player que morrer por Ato Anti RP dele mesmo sofrerá CK.
Ex: Fazer com que os policiais matem ele para ser preso, correr na frente de 3 caras armados e etc...
O que a gente vê de comum ai...
1.7. /q para nao levar CK ? Leva CK do mesmo jeito. E se for problema de conexao nao tem problema. E so relogar e deixar acontecer.
Se persistir, alem do CK será punido.
Punição: 5 horas na Prisão ADX Florence.
1.8. Minimo de 15 dias para voltar para a organização em que levou CK.
Se voltar antes será punido.
Punição: 5 hora na Prisão ADX Florence + 1 aviso na organização.
1.9. Para dar CK em players que estejam FARDADOS, ou seja, em serviço será preciso estarem 6 players.
1.10. Casos de corrupcao podem ser ''Esquecidos" atraves de CK. Ex: Determinada pessoa te viu cometendo corrupcao, e voce descobre, pode executar ela, e sendo assim, ela nao poderá te acusar de nada.
1.11. Motivacao OOC nao vale IC para cometer CK.
1.12. Se a org possuir mais que um líder e um deles sofrer CK, o outro só poderá sofrer 15 dias após o primeiro, e assim sucessivamente, para evitar quedas de organizações inteiras de uma só vez.
1.13. Juntamente com a questão dos mandatos, players que sofrerem CK não poderão ser presos por mandatos que corram antes deles sofrerem CK, contudo, se o mandato abranger busca e apreensão nas residencias, carros e etc, poderá ocorrer normalmente, igual na vida real quando um traficante, ou alguem indiciado por crime morre.
1.14. CKs por motivos fúteis não serão aceitos.
Ex: "Ele me xingou, vou dar CK". "Ele é GG e eu sou PM, vou dar CK nele.". O CK, além da motivação, tem que ser feito de um modo RP. Leiam o tutorial para saber como deve ser feito.
1.15. CKs em líderes, de qualquer org, no mínimo 6 players juntos.
1.16. Quem inventar histórias fantasiosas e inverdadeiras, ou criar motivos parar dar CK, além de ter o CK negado será punido.
Punição: 2 hora na Prisão ADX Florence.
1.17. Se o líder de uma organização sofre CK, e o mesmo era o único líder da organização, o primeiro na linha de comando assume a organização, desde que cumpra os requisitos necessários (Level, Ser o cargo mais alto e etc.)
1.17.1 Caso seja organização do governo, ficará a cabo do ministro fazer a escolha de quem assumira a organização, podendo inclusive nomear membros de outras organizações ou civis.
1.18. CK somente se a pessoa comprovadamente matar a pessoa. Não adianta jogar a pessoa de uma ponte e pensar que ela morreu simplesmente.
1.19. Para fazer um CK tem que ter motivos comprovados (SS; vídeo; etc.).
1.19.1 Motivos de vingança terá que ter provas e no minimo uma testemunha.
1.20. Pessoa que levar CK, automaticamente deverá sair de gang ou mafia.
1.21. Devera ter provas concretas do motivo do CK como Ss ou Gravação, senão, não será aceito o CK
Caso o pedido de CK não esteja de acordo com as regras não será aceito.
Como deve ser postado um CK ?
Postem no tópico abaixo, criando o tópico nos padrões e aguardando aprovação.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Formulário deve ser enviado da seguinta forma:
Nome da vítima:
Organizaçao da vítima (caso tenha ):
Seu nome:
Sua organizaçao (caso tenha ):
Motivo do assassinato:
Local do assasinato:
Observaçao ou comentário:
Provas:
- AdminAdmin
- Sexo :
Localização : ???
Data de inscrição : 06/04/2020
Mensagens : 7
Re: Constituição do New Orleans RPG [Regras]
Ter 07 Abr 2020, 00:45
Ficaram muito boas as regras, parabéns!!!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|